segunda-feira, abril 24, 2006

Galitos – o que faltou


Dois americanos com qualidade. Vários jovens com potencialidades. Nuno Alves e Ricardo Brito para transmitir experiência. Um treinador com muitos anos de basquetebol. Boas condições de trabalho. Estabilidade….Tudo para ter sucesso. Afinal o que faltou ao Galitos?
Após uma primeira volta boa o Galitos entrou em queda livre. Os mais experientes não conseguiram trazer calma e serenidade ao grupo. Quem conhece os jogadores sabe o porquê. Os americanos têm qualidade, mas não têm espírito de equipa e marcar 30 pontos num jogo vale de pouco quando o nosso adversário marcou 40. O treinador talvez tenha tido pulso demasiado mole com certos comportamentos e isso mais cedo ou mais tarde vai ser cobrado em campo. Acima de tudo terá faltado espírito de grupo e de sacríficio.
Agora há que ter felicidade no Play-out para não descer e programar a próxima temporada. Será que vale a pena o investimento em dois americanos quando a formação tem vindo a obter excelentes resultados?

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Os mais experientes não conseguiram trazer calma e serenidade ao grupo. Quem conhece os jogadores sabe o porquê."
Marcio gostaria que me explicasses esta afirmação...

26/4/06 11:23  
Blogger MarcioRamalho said...

Porque são duas excelentes pessoas, mas não têm perfil de líder. Não se trata de criticar o jogador ou a pessoa. Gosto imenso dos dois, mas a sua personalidade não é a de líder de jogadores mais jovens...Apenas isso.

26/4/06 12:03  
Anonymous Anónimo said...

Em parte concordo contigo, pois o Nuno de facto ferve me pouca agua e não é facil de lidar com ele por vezes! Agora explica me porque é que o Brito não tem personalidade de lider uma vez que foi capitão no Beira-Mar, Esgueira, e galitos e em alguma selecções, será que todos os treinadores e colegas (no caso em que foi por votação) estavam errados???

26/4/06 14:50  
Blogger MarcioRamalho said...

Sabes que muitas vezes o capitão não é escolhido em função da liderança mas sim da idade, anos de casa, etc. Eu acho que o Brito não tem personalidade de líder e isso era notório em Esgueira, onde havia atritos constantes entre jogadores. E sei do que falo. No Galitos não conheço tão bem o balneário, mas a verdade é que este ano a coisa não funcionou tão bem. Mas atenção que o aspecto que estamos a discutir não foi o único factor para a época menos boa...

26/4/06 16:06  
Anonymous Anónimo said...

Talvez tenhas razao, em um ou outro aspecto, mas os atritos de esgueira talvez n fossem tao maus como isso pois foram campeoes de juniores A subiram de divisao duas vezes, 8 lugar na proliga (e nao fosse a entrada do prof brinca tv melhor) em relaçao ao galitos n vejo que o balneario esteja assim tao mal, mas... Tv saibas melhor... Mas na minha opiniao a idade n explica tudo e muito menos anos de casa pois quer num clube quer outro existiam jogadores da mesma idade ou mais velhos e com mais anos de casa. Tv seja uma questao de pormenores, pois se analizarmos a epoca do galitos até janeiro estava em 5 lugar, tinha 14 jogadores regulares a treinar, neste momento treina com 8 pois na segunda volta houveram mts lesoes, e a saida do luis por motivos profissionais tambem nao ajudou. Nao querendo falar em arbitragens habilidosas... Mas sinceramente nao acredito que a presena dos jogadores mais velhos fosse uma menos valia...

27/4/06 01:49  
Blogger MarcioRamalho said...

O balneário do Galitos não conheço em profundidade e como tal não posso falar muito. Em Esgueira os atritos não eram graves, de forma alguma, apenas um acumular de pequenas coisas, sobretudo egos, que iam minando o balneário. Existiram realmente muitos azares no Galitos este ano, é verdade. Nunca disse que os mais velhos tenham sido menos valias, bem pelo contrário, apenas não tiveram capacidade para dentro do balneário transmitir calma e os ensinamentos que têm de muitos anos de basket aos mais novos que aparecem agora nos níveis mais altos...

27/4/06 09:31  
Anonymous Anónimo said...

Se calhar agora ja tou mais de acordo com o teu comentario. Mas posso te dar mais umas dicas, no Esgueira quando o Brito era capitão o Sub capitão era o Damas,e agora no Galitos Daniel Mouro as responsabilidades na minha opinião deveram ser repartidas... E se calhar os mais velhos até tentam ensinar, mas se os miudos pensam que ja sabem tudo e não querem aprender tambem não é facil penso eu ( Basta veres que os jogadores da equipa B que treinavam com os seniores desistiram so porque nao jogavam muito tempo, impensavel a alguns anos atras onde os jovens ficavam contentes so de tar no banco dos seniores... )Mas já agora para finalizar os comentarios gostaria de saber a tua opinião de se por acaso não fosse o Brito o capitão no CPE e no Galitos nas respectivas epocas quem acharias que deveria ser e porque achas que não foram esses jogadores?

27/4/06 10:36  
Blogger MarcioRamalho said...

As responsabilidades não podem ser apenas dos capitães, mas de todo o grupo. É verdade que os miúdos mudaram muito, agora todos pensam que já sabem tudo. Estou 100% de acordo contigo neste ponto. Há coisas que só estando dentro do balneário é que se percebe, como tal não posso dizer quem devia ser ou não o capitão e porque não foi. Atenção que eu não digo que o Brito é mau capitão, não entendas mal. Há quem seja líder e não seja capitão e há quem seja capitão e não seja líder...

27/4/06 12:14  
Anonymous Anónimo said...

Já tamos a chegar a acordos, mas mesmo assim, uma vez que sao os treinadores que escolhem os capitaes, ve la se es um bocadinho treinador de bancada e da ai uns nomes e porque?

27/4/06 12:41  
Blogger MarcioRamalho said...

Eu sou apenas treinador de bancada...E compreendo os treinadores que fazem a opção do Brito ser o capitão, porque em ambos os casos era capaz de ser a melhor opção para a função. Em Esgueira havia demasiadas cabeças de vento, enquanto no Galitos há muita falta de experiência. E volto a dizer que não acho que o Brito seja mau capitão...

27/4/06 12:52  

Enviar um comentário

<< Home