segunda-feira, maio 22, 2006

Talento Perdido

Durante vários anos fui jogador da bola, atravessei todas as camadas jovens, dividido entre Beira-Mar e Gafanha. Posso dizer que joguei com e contra alguns jogadores que acabaram por vingar no futebol.
Fui colega de equipa do Ribeiro(Beira-Mar), Joel(Oliveirense), adversário de Freddy(Paços de Ferreira) ou André, angolano que jogou no Boavista e está numa equipa turca. Certamente há outros que não me recordo mas que são hoje jogadores nas divisões inferiores. Todos eles eram bons, alguns eram mesmo muito bons, mas há um que impressionava. Tinha tudo para ser feliz e um caso sério no futebol nacional. Talento, força, inteligência. Sabem quem é? Pois, o nome é Henrique, mas a sua história não foi feliz. Algures pelo caminho a droga tomou conta dele. Vivi de perto os seus problemas, primeiro uns charros e os inevitáveis conselhos para se deixar disso, para ter juízo. Aos charros seguem-se drogas mais pesadas e a última vez que ouvi falar do Henrique estava já em avançada fase de viciação.
O talento, por muito grande que seja, é sempre mais fraco que o vício e a droga é um problema sério e grave que afecta muitos jovens. Casos como os do Henrique acontecem em muitas equipas por todo o mundo e nem sempre os dirigentes e os pais estão suficientemente atentos para ser aperceber. É pena.